Causa da calvície
Especialistas norte-americanos afirmam que encontraram o que pode ser a causa da calvície entre homens.
De acordo com os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, não se trata apenas da perda de cabelo - há um problema com os fios de cabelo novos.
Este defeito significa que o cabelo produzido é tão pequeno que parece invisível a olho nu, o que causa a calvície mais comum com pontos do couro cabeludo sem cabelos, ou até o recuo da linha dos cabelos.
Os pesquisadores disseram que a causa está nas células-tronco que produzem o novo cabelo.
Cura da calvície
A partir desta descoberta, os especialistas esperam "curar" a calvície masculina restabelecendo as funções normais destas células-tronco.
Os cientistas querem desenvolver um creme que possa ser aplicado no couro cabeludo para ajudar as células-tronco a produzirem fios de cabelo normais.
A equipe de cientistas usou homens que passaram por transplantes capilares como cobaias dos estudos, comparando os folículos capilares em áreas de calvície e nas áreas com cabelo do couro cabeludo destes homens.
Apesar de as áreas sem cabelo apresentarem o mesmo número de células-tronco responsáveis pelos fios que as áreas normais do couro cabeludo, na área careca existiam menos células-tronco mais amadurecidas, as chamadas células progenitoras.
Reativação das células-tronco
Esta diferença significa que os folículos capilares em áreas de calvície encolhem, e não desaparecem, e os novos fios de cabelo produzidos são microscópicos comparados ao cabelo normal.
"Isto sugere que existe um problema na ativação de células-tronco, convertendo as células progenitoras em couro cabeludo careca", afirmou George Cotsarelis, que liderou a pesquisa.
"O fato de que existem números normais de células-tronco no couro cabeludo calvo nos dá esperança de reativar aquelas células-tronco", acrescentou.
Até agora ainda não se sabe a causa exata da calvície masculina, mas especialistas acreditam que o hormônio masculino testosterona está envolvido no processo e a calvície também pode ser hereditária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário